Memória – Viva Zuleide Faria de Melo!

Viva Zuleide Faria de Melo!

Em O Momento – Diário do Povo, costumamos utilizar o espaço de memória para relembrarmos a vida das saudosas e dos saudosos camaradas que já nos deixaram. Contudo, entendemos também que são importantes as memórias em forma de homenagem em vida àquelas e àqueles que dedicaram a sua existência à luta comunista. Esse é o caso da camarada Zuleide Faria de Melo.

 

Viva Zuleide Faria de Melo!

91 anos de Vida e Luta!

 

Por: Secretaria Nacional de Agitação e Propaganda do PCB

 

Nesse 06/01 nossa querida Camarada Zuleide Faria de Melo completa 91 anos de vida.

Alagoana, da cidade de Limoeiro, Zuleide se mudou ainda criança para o Rio de Janeiro. Formou -se em Ciências Sociais e ingressou no PCB em 1964. Esteve na URSS em 1968 por dois meses e passou a assessorar o Comitê Central auxiliando na redação do jornal “A Voz Operária”. Ainda nos anos 1970 , Zuleide foi uma das responsáveis pelo translado dos arquivos de Astrojildo Pereira para fora do país. Esses arquivos estavam sendo procurados pelos órgãos da Ditadura Militar. Assessorou Luiz Carlos Prestes no início dos anos 1980 e foi co-fundadora  do Conselho Brasileiro de Defesa da Paz e da Associação Cultural José Marti. Foi uma das responsáveis pela organização do movimento nacional em defesa do PCB, lutando contra os liquidacionistas que tentaram acabar com o PCB entre 1991 e 1992.

Foi eleita Secretaria Geral do PCB em 1996 permanecendo nessa tarefa até 2008.

Zuleide é uma referência histórica para todos (as) aqueles que a conheceram, seu compromisso e sua dedicação com a solidariedade internacional e com a defesa do socialismo são exemplos que nos inspiram a continuar essa luta revolucionária!

Viva a Camarada Zuleide!

Viva o PCB!

Sair da versão mobile