Insegurança no transporte público de Salvador

Por Matheus Almeida

 

O medo de ser vítima de violência nos transportes públicos faz parte da rotina de muitos habitantes de Salvador.

De acordo com dados fornecidos pela polícia civil, até o início do mês de junho de 2023 foram registrados 346 casos de assaltos em coletivos ocorridos na cidade de Salvador. Dados que, apesar das baixas no seu quantitativo em relação ao ano de 2022, que contou com 389 registros, seguem sendo preocupantes e comprovam o quanto a população baiana é alvo da insegurança no transporte público da capital do seu Estado.

O clima de insegurança afeta a todos, afinal, a qualquer momento, quando menos se espera, podemos deixar de ser observadores desses registros para entrarmos nas estatísticas. As táticas que a população utiliza são variadas: não utilizam seus pertences na rua; escondem nos locais que consideram mais seguros; outros sequer saem de casa portando seus equipamentos ou acabam adotando o uso do “celular do ladrão” como alternativa para não ficarem incomunicáveis.

Nenhuma tática é suficiente para amenizar o clima de insegurança. Afinal, é necessário aliviar a tensão, se divertir, aproveitar o ambiente onde se está inserido e justamente nesse momento de descontração, – após muita prontidão, cuidado e zelo com seus pertences – que mais um trabalhador baiano torna-se partícipe da estatística. Nesse processo, o indivíduo se culpa, os jornais reforçam sua culpa individual e a polícia o responsabiliza por não “pegar a visão”.

A estatística só aumenta; somente no mês de junho de 2023, por exemplo, cinco novos casos foram registrados, um no dia 01 de junho e os outros quatro no dia 27.

a) Na manhã do dia 01/06, dezenas de pessoas que estavam em um ônibus que fazia a linha Lapa x Barra, na região do Vale do Canela, foram abordadas por dois homens armados que entraram no veículo, na altura da Ladeira do Campo Grande, próximo ao Vale do Canela, surpreendendo a todos dando voz de assalto. Enquanto os pertences dos passageiros estavam sendo roubados, um homem reagiu e acabou sendo baleado quatro vezes e outra pessoa ficou ferida de raspão.

b) Na manhã do dia 27/06 um coletivo que fazia a linha Paripe x Rodoviária passava pela avenida Afrânio Peixoto. Segundo as vítimas da insegurança, o grupo de suspeitos estava em um veículo de passeio e interceptaram o ônibus. Após o assalto, eles fugiram.

c) Outro caso foi registrado no fim de linha do coletivo que faz o trajeto Fazenda Grande do Retiro x Estação Lapa, quando passava pela região da Soledade. Quatro suspeitos desceram de um veículo e anunciaram o assalto.

d) Por volta das 6h da manhã, no bairro do Retiro, outro caso foi registrado. Entretanto, devido à lotação do transporte, os suspeitos não conseguiram passar pela catraca no ônibus da linha Estação BRT Hiper x Pero Vaz, ainda assim roubaram o cobrador do veículo e levaram uma quantia de R$9, além de um celular.

e) O quinto caso foi registrado no bairro de Fazenda Coutos, em um ônibus que faz a linha Pituba x Fazenda Coutos, mas não há mais informações sobre esse caso.

Se o medo de ser vítima de violência nos transportes públicos faz parte da rotina de muitos habitantes de Salvador, o público feminino é ainda mais vulnerável, sendo exposto a assaltos e ao assédio sexual. Dados de uma pesquisa divulgada pelos institutos patrícia Galvão e locomotiva apresentam que o assédio sexual ainda é comum na rotina das mulheres brasileiras. Segundo a pesquisa, 97% das entrevistadas disseram que já foram vítimas de assédio em meios de transporte e 71% conhecem alguma mulher que já sofreu assédio em público. Além disso, aponta que 46% das entrevistadas não se sente confiante para usar meios de transporte sem temerem sofrer assédio sexual.

Os dados são alarmantes e devem preocupar a todos nós por mostrarem que a nossa sociedade tem uma estrutura de patriarcado que estabelece relações assimétricas entre homens e mulheres. Além disso, eles evidenciam o caráter de classes ao submeter a Classe Trabalhadora a um transporte público caro, precário e inseguro.

Referências:

https://www.bahianoticias.com.br/noticia/280757-dois-onibus-sao-assaltados-em-salvador-no-inicio-da-manha-desta-quinta-feira

https://www.trbn.com.br/materia/I83558/violencia-a-bordo-passageiros-sao-baleados-durante-assalto-a-onibus

https://www.correio24horas.com.br/salvador/dois-passageiros-sao-baleados-em-assalto-a-onibus-na-regiao-do-vale-do-canela-0523

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2023/06/27/quatro-onibus-do-transporte-publico-de-salvador-sao-assaltados-na-manha-desta-terca-feira-um-suspeito-foi-preso.ghtml

 

Sair da versão mobile